Um achado no meio de uma loja que já não existe mais

A Companhia das Letras, há alguns anos, tinha uma loja exclusiva no Conjunto Nacional (SP), em parceria com a Livraria Cultura — na época em que a livraria era um lugar agradável de ser frequentado. Dois andares apenas para livros da editora. Concentrados, seus títulos ficavam mais fáceis de ser encontrados, algo que permitia também a descoberta de novos autores. Além do mais, a loja, por algum motivo, estava sempre vazia. Era confortável, calma, apenas uma livraria.

Na época, a Companhia reinava basicamente reinava sozinha nos catálogos, com exceções aqui e ali – hoje, a Todavia vem fazendo frente, com um catálogo de respeito, mesmo que não brigue em volume.

Esse canto já não existe mais, assim como a Cultura aos poucos vai definhando. Uma pena. Aliás, a loja da Paulista é horrível, sempre foi impossível de frequentar, além de ter uma parte instalada numa ladeira.

Bem, em uma daquelas incursões, descobri Paula Fox e seu Desesperados. O livro é bem recomendado. Na capa, um trecho de crítica publicada na “The New Yorker”. A introdução é de Jonathan Franzen, o badalado escritor de “As Correções” e “Liberdade”.

A história se passa em um fim de semana. Em pouco mais de 170 páginas, Paula Fox leva o leitor a uma viagem interior, de impacto. Parte de um ponto prosaico. Sophie vai alimentar um gato de rua e é mordida pelo bicho. O ato desencadeia mudanças bruscas de humor e de sentimentos.

Raiva, medo, dúvidas, romance extraconjugal, Sophie tenta lidar com a ferida na mão, que abriu a porta para um turbilhão de imagens. Seus poucos personagens — três principais — fazem do romance algo conciso, em que o tempo também colabora. Essa concentração permite um mergulho vigoroso nas entranhas dos personagens, um mergulho que passa pela alma do leitor, invariavelmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s