Da biblioteca de casa: as viagens culturais de Ruy Castro e Heloisa Seixas

Escrever sobre viajar não é das coisas mais fáceis. Não precisa muito para cair em guia de turismo, do tipo faça isto, não faça aquilo. Poucos conseguem escapar pela brecha entre os dois extremos. Caso de Paul Theroux. Ou Elias Canetti.

Ruy Castro e Heloisa Seixas se juntaram a esse clube com Terramarear (Companhia das Letras, 2011), compilação de textos sobre suas viagens escritas desde os anos 80. O livro se pretende um relato de turistas culturais, daqueles que viajam procurando lugares por onde passaram artistas e onde foram gravadas cenas de filmes.

Buscam, ainda, fugir do turismo óbvio — nem sempre conseguem, mas qual o problema em visitar o que todos visitam também? Essa coisa de querer ser diferente é um tanto perniciosa.

Então, passeamos pela Roma de Fellini, a Veneza de Woody Allen, vamos à loja onde Stanley Kubrick comprou as máscaras para o filme “De Olhos Bem Abertos”, conhecemos a Cuba de Ernest Hemingway, entre outros destinos.

Os textos de Ruy Castro são melhores do que os de Heloisa Seixas. Carregam um bom humor que os faz leves. Ela por vezes descamba para o deslumbramento, mas consegue empregar um olhar curioso, como na viagem a Moscou.

A edição poderia ser mais cuidadosa. Por exemplo, só sabemos o ano em que cada texto foi escrito. Mas não sabemos o motivo nem onde foi publicado. Há textos inéditos, mas tampouco há essa indicação. Fora o deslize, o leitor ganha uma leitura saborosa, daquelas que terminam em duas noites. Ao final, tem-se a sensação de que o mundo ficou menos óbvio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s