“Uma Irmã” recria o amor de verão de adolescentes com sensibilidade

Bastien Vivès gosta de trabalhar com poucas palavras. Foi assim na sua HQ “O Gosto do Cloro”, obra delicada e criativa.

Agora, em Uma Irmã (Nemo), ele abre espaço para as palavras, mas sem exageros. Seus desenhos aprimoram a sensibilidade e conduzem a trama, mais do que as letras levadas aos balões. Os diálogos são pontuais, quase minimalistas.

A HQ conta a história de Antoine, um rapaz na porta da adolescência que passa suas férias de verão numa vilarejo francês. Vivès recria as fábulas das histórias de férias, em que jovens saem da sua rotina e vivem algumas semanas em um universo paralelo, com liberdades desconhecidas e um faro para encontrar novas formas de viver.

Em algum momento, Antoine se encontra com Hélène, filha de um casal de amigos já em plena adolescência. O que seriam semanas pacatas, tediosas até com seu irmão mais novo, agora se transformam num caldeirão de sensações e descobertas.

Vivès consegue transpor esse cenário para uma história delicada (no tema e no trato) e ao mesmo tempo potente. Antoine se vê confrontado a lidar com seus limites, alguns próprios da idade. Descobre a sexualidade como tantos garotos descobriram em suas férias de verão.

Vai ter que lidar com sentimentos desconhecidos e perdas, um turbilhão de aprendizados que se acumulam num curto espaço de tempo.

A mesma transformação acontece com Hélène, que começa como uma adolescente padrão, chata e sempre na defensiva, mas também se redescobre ao dividir seu tempo com o garoto.

“Uma Irmã” é a história do primeiro beijo, do primeiro encontro, da primeira vez. Delicada, arranca memórias guardadas a fundo. E emociona.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s