Rosalie Lightning: Tom Hart exala a dor de perder a filha

Impossível ler “Rosalie Lightning” (Nemo) e não lembrar de Tiago Ferro e o seu “O Pai de Menina Morta” — ou, pelo menos, da história real que Ferro enfrentou anos atrás, explicada neste post.

O autor americano Tom Hart enfrenta o luto e busca saídas para entendê-lo nesta HQ em que relembra a morte de sua filha ainda criança, entrando na primeira infância.

O subtítulo Memórias Gráficas indica o caminho que Hart optou. A HQ é um inventário de momentos vividos pela família, mas o autor promove uma viagem mais ampla. Parte do fim, o momento em que a filha já não está mais com ele, para reconstruir o caminho que antecede a partida de Rosalie, enquanto retrata como ele e a mulher enfrentaram os momentos seguintes à perda.

Com sensibilidade, Hart insere cenas que marcaram sua memória com a filha, como suas manias, as palavras que aprendia a falar, suas alegrias. Claro que a carga emotiva é grande, mas a forma como ele desenha e coloca essas ilustrações no fluxo da história é justa e sem apelos.

Para Hart, não importa o que tirou a vida de sua filha — o livro não explica claramente o motivo — mas, sim, a trajetória da sua vida de casal antes e depois da morte. Rosalie aparece como o elemento que estrutura a família, que fornece a liga para a construção e, depois, a reconstrução.

O caminho é desenhado com todas as dores inerentes a uma situação como essa, e Hart consegue ultrapassar o sofrimento e criar soluções para que ele, a mulher e uma nova filha possam seguir em frente.

“Rosalie Lightning” é uma peça delicada, mas que não deixa de ir a fundo no luto, na culpa, no abandono, em páginas que alternam o preto como fundo e pequenas ilustrações com outras que mostram a filha em momentos de criança, viva e feliz.

O limite é tênue, e Hart entrega uma obra necessária — para ele e o leitor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s