5 livros que ajudam a entender o futebol

Convidei o jornalista Fred Jota, autor do blog que leva seu nome, para participar da coluna Notas de um Leitor, na seção Alta Fidelidade. A proposta: listar cinco livros sobre futebol, para aproveitar a proximidade de Copa do Mundo.

Jota, que é apaixonado por futebol, não só topou como fez mais do que isso. Em vez de só listar, ele escreveu um comentário para cada livro. E seu texto ficou maior do que a coluna. Resolvi transferir para um post independente, para dar a visibilidade que a seleção merece.

Passo a bola para ele.

Antes, sobre a imagem de destaque deste post: é o momento do gol de Iniesta na final da Copa de 2010, no jogo entre Espanha e Holanda. O blog presta homenagem ao craque, que deixou o Barcelona

*****

Para um leitor inveterado como eu, nada mais difícil do que selecionar apenas cinco livros relacionados ao futebol. Com o objetivo de facilitar minha missão, optei por segmentar essa lista e, aproveitando a proximidade da Copa do Mundo, escolhi cinco que, se não falam diretamente do Mundial, nos ajudam a entender um pouco mais sobre o maior evento esportivo da Terra.

Como o Futebol Explica o Mundo — Um Olhar Inesperado Sobre a Globalização

Um retrato literário, dividido em dez capítulos, do que virou clichê: “é muito mais do que futebol”. Franklin Foer usa o futebol para abordar questões econômicas e nacionalismo, entre outros temas, por meio de histórias pouco comuns para o grande público, como a relação dos torcedores do Estrela Vermelha e do Partizan, da Sérvia, com a desintegração da Iugoslávia, e a questão religiosa que sempre cercou a rivalidade entre os escoceses Celtic e Rangers.

Um clássico para uma época em que veremos várias nações antagônicas e com suas idiossincrasias em campo na Rússia. Da Jorge Zahar.

Guardiola Confidencial

O autor do livro, o jornalista espanhol Martí Perarnau, conseguiu algo impensável nessa época em que os clubes são tão fechados e cercados de todo o tipo de barreiras: teve autorização de Guardiola para acompanhar de dentro dos campos, vestiários e centros de treinamentos por uma temporada do Bayern de Munique. Assim, ajuda a explicar os métodos, as influências e o pensamento de um dos maiores técnicos de todos os tempos.

E qual a relação com Copa do Mundo? Lembre-se que a base dos últimas seleções campeãs do mundo foram times treinados por Guardiola, a Espanha de 2010, centrada no Barcelona, e a Alemanha de 2014, com vários jogadores do próprio Bayern. Da Grande Área.

O Trauma da Bola

A seleção comandada por Telê Santana encantou o mundo em 1982 na Espanha, mas parou na segunda fase, diante da Itália, um trauma do nível da derrota de 1950 no Maracanã. Neste livro, que reúne colunas de João Saldanha escritas para o Jornal do Brasil desde a fase de preparação da equipe até um período posterior ao Mundial, estão críticas, opiniões diretas ao estilo de Saldanha e um panorama muito real e interessante daquele momento.

Teve alguém que não se iludiu tanto com o time? O leitor vai saber neste livro. Da Cosac Naify.

Dando Tratos à Bola — Ensaios Sobre Futebol

O historiador Hilário Franco Júnior reúne neste livro diversos artigos sobre futebol a partir de um ponto de vista social e cultural. Dedica um capítulo a cada Copa do Mundo, incluindo informações sobre dados econômicos e políticos das respectivas épocas. Nos textos sobre identidade, memória e sociedade, expõe dados sobre emigração, globalização e questiona o apelido de país do futebol dado ao Brasil. Além disso, contextualiza a história de clubes de colônia no país.

Uma obra de fôlego, que leva à reflexão sobre vários assuntos sobre o esporte. Da Companhia das Letras.

Gol da Alemanha

O jornalista Axel Torres e seu professor de alemão, André Schön, vão a fundo no processo de reformulação do futebol da Alemanha, que culminou com a conquista da Copa de 2014, no Brasil.

Para isso, resgatam a trajetória do esporte no país, a evolução tática, os títulos mundiais, os jogadores-chave ao longo das décadas, a relação do multicampeão Bayern com a seleção, entre outras curiosidades que fazem o leitor entender de forma clara o processo de reconstrução que transformou o futebol da Alemanha e a construção da equipe responsável pelo humilhante 7 a 1 do Mineirão, em 2014. Da Grande Área.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s