Arquivos, Comentário, Ficção, Rússia

“A Morte de Ivan Ilitch”: Tolstói traduz a decadência

a-morte-de-ivan-ilitchA leitura dos “Contos Completos” de Tolstói me fez buscar “A Morte de Ivan Ilitch”, que não entrou na coletânea organzida por Rubens Figueiredo para a Cosac Naify – a justificativa é que o história se coloca mais como uma novela.

“A Morte de Ivan Ilitch” é uma obra-prima da narrativa curta, escrita na fase final da vida do escritor russo. Li já faz um bom tempo, mas reli trechos recentemente, por conta do impulso que os contos do russo me deram.

Tenho a edição da Editora 34, casa que faz um excelente trabalho em traduzir a literatura russa para o português. Neste, Boris Schnaiderman revê sua tradução feita para uma compilação da Ediouro, lançada em 2000.

É impressionante como Tolstói descreve a decadência física de Ilitch, um juiz que casou por conveniência e alcançou uma vida sossegada, ao mesmo tempo em que descobre traições e jogos de interesse no trabalho e uma família vazia e desinteressante.

Descobre-se doente e tem que enfrentar a dor física e a dor moral. Não encontra suporte entre mulher e filhos, vê-se à mercê de inúmeros médicos e só vai achar algum alívio num criado, Guerássim, que se torna uma espécie de porto seguro. Enquanto todos mentem, o criado lhe diz a verdade, ainda que ela seja cruel.

Sentimos a dor de Ilitch, descrita sem tantos detalhes, mas com tal precisão que basta o instantâneo da cena para nos afligirmos. Sufoca em vários momentos. Tolstói é brutal, pois incomoda muito mais a luta contra o espírito do que contra a doença.

*****

“‘Eu não existirei mais, o que existirá então? Não existirá nada. Onde estarei então, quando não existir mais? Será realmente a morte? Não, não quero.’ Sufocava de raiva. Teve uma sensação penosa, torturante, intolerável. Não podia ser verdade que todos estivessem condenados para sempre a este medo terrível. Levantou-se. ‘E o que será se realmente toda a minha vida, a minha vida consciente, tiver sido ‘outra coisa’?”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s