Brasil, Ensaio, Estados Unidos, Inglaterra, Memórias, Não ficção, Notas de leitura

Notas de Leitura – Livros que precisam ser lidos

Gosto de escrever umas notas de leitura para dar vazão a livros lidos, relidos ou que mereçam ser selecionados por algum motivo. São textos curtos, sem o compromisso de esmiuçar tanto a experiência. .

Alguns livros merecem um texto mais aprofundado, mas o dia a dia não me permite e não gostaria de deixar passar tanto tempo sem falar desses que surgirão a seguir. Por isso, em vez de esperar, solto estas notas para falar de três livros lidos recentemente.

as-meninas-de-cabul“As Meninas Ocultas de Cabul” (Companhia das Letras), de Jenny Nordberg
No Afeganistão, famílias que não conseguem ter filhos homens sofrem preconceito e podem ser excluídas da sociedade. Para evitar esse tipo de problema, os pais transformam as meninas em meninos, ainda crianças, com seus 6 anos. Dessa forma, são aceitos e conseguem respeito. A questão é que essas crianças acabam por se transformar psicologicamente também. A volta ao gênero, anos depois, por conta da maturidade física, é traumática. Muitas não querem voltar a ser mulheres, pois não terão mais liberdade de agir, brincar, andar nas ruas. Os homens podem tudo, enquanto as mulheres têm inúmeras restrições, que ultrapassam a indumentária. A jornalista norte-americana disseca essa história num livro tocante e revelador. Conhecemos as vidas dessas famílias e dessas crianças, as chamadas bacha posh. É uma reportagem que, mais do que colocar um pouco mais de fé no jornalismo, mostra o quanto o mundo ainda está longe de encontrar um equilíbrio que permita a vida em comum. Livraço.

ditadura-acabada“A Ditadura Acabada” (Intrínseca), de Elio Gaspari
Este é o volume que encerra a série sobre a ditadura escrita pelo jornalista. Após “A Ditadura Envergonhada”, “A Ditadura Escancarada”, “A Ditadura Derrotada” e “A Ditadura Encurralada”, chega o volume que trata do final do regime militar no Brasil, o que capta o período em que Ernesto Geisel deixa o governo, Figueiredo assume e entrega o Brasil ao governo civil eleito indiretamente – de 1978 a 1985. Gaspari, ao lançar o quarto volume, disse que não entregaria o último, com a justificativa de que Figueiredo pedira para esquecerem dele. Voltou atrás e fechou o ciclo de ensaios com o pior livro da série. Serve como combustível para relembrar eventos mais frescos na memória, como a transição da ditadura para a democracia, o Diretas Já, a eleição e a morte de Tancredo Neves, tudo narrado com uma certa pressa, apesar de muitíssimo bem documentado. Pena. Vale, então, fuçar nos Arquivos da Ditadura, site em que Gaspari colocou à disposição áudios, reprodução de documentos e outros itens que testemunham a história recente.

nada-a-temer“Nada a Temer” (Rocco), Julian Barnes
O escritor inglês tenta avisar de que não se trata de uma autobiografia, mas um apanhado de memórias e reflexões que se aproximam do ensaio. Barnes, autor dos belíssimos “Altos Voos e Longas Quedas” e “O Sentido do Fim”, escreve sobre o fim, a perda, a morte. Reflete sobre a morte de seus pais e avós, tenta entender como a religião trata esse tema, enquanto a ciência se mostra impotente diante de certos quadros. Ele quer entender como algumas pessoas reagem com a perda, algo que ele foi sofrer anos depois, com a morte da mulher e tratada nos livros citados acima. Busca memórias da infância e dialoga com seu irmão, filósofo, na tentativa de decifrar nossos temores e a forma como lidamos com situações extremas. Sua obra fica cada vez mais fundamental.

Anúncios

3 thoughts on “Notas de Leitura – Livros que precisam ser lidos”

  1. Julian Barnes é um dos meus autores preferidos. Simplesmente delicioso ler algo dele! Já leu Em Tom de Conversa e a continuação, Amor, Etc? Muito bons!

    Bjs,
    Livro Lab

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s