Comentário, Ficção, Hungria, Obituário

Sobre Péter Esterházy (1950-2016)

Do húngaro Péter Esterházy, morto recentemente, só li dois livros, dois títulos que me sempre me deixaram na fissura de ler mais do autor: “Uma Mulher” e “Os Verbos Auxiliares do Coração”, ambos lançados pela Cosac Naify.

Li os dois livros antes da abertura deste blog. Portanto, fui aos arquivos para recuperar um texto sobre um deles, apenas para marcar a perda de um autor que precisa ter mais espaço na minha biblioteca.

A mãe como presença

verbos-auxiliares3“Os Verbos Auxiliares do Coração” é um exercício de linguagem que nasceu após a morte da mãe.

O narrador escreve logo depois do funeral da mãe, enquanto tenta se reerguer do choque. Vai lidar com a dor, a ausência e o modo como as pessoas se relacionam com o fato. Numa prosa delirante, ele mistura realidade com sonhos e interpreta a ambos, para tentar continuar. Essas anotações são intercaladas por narrativas da mãe morta, o que lega ao livro uma dose de humor.

Ele tenta lutar com sua incapacidade de escrever naquele momento, ao mesmo tempo em que revisita seu passado para lembrar da mãe. Essa briga por “espaço” sintetiza a obra, pois o narrador surge como perturbado, por vezes incoerente em sua narrativa.

O texto traduz à perfeição essa dualidade, essa narrativa fragmentada, desconexa, mas que transpira dúvida, emoção e impulso.

*****

“Não tenho talento nenhum; foi o que conclui com a sua morte, me perdoe (…) Sempre detestei escrever. Porque eu sempre sabia o que acontecia comigo. E caso não acontecesse nada, eu também me conformava. Mas agora… era como se amarrasse a própria mão… Tudo se fecha à minha frente, igual a flores noturnas, boca-de-leão ou sei lá o quê, e não tenho liberdade, não escrevo o que quero, mas o que suporto, o que a frase permite. Por exemplo, também me faz bem escrever no passado ou passar tudo para o plural.”

Anúncios

Um comentário em “Sobre Péter Esterházy (1950-2016)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s