Colaboração, Crônica, Ficção, Irlanda, Notas de leitura

Achados da Estante Virtual – “The Last September”

Por Enzo Potel

penguinA Estante Virtual pode ser de grande ajuda quando surge a necessidade de importar um livro usado. O Livronauta anda se revelando também um lugar interessante para garimpar livros que nunca foram ou nunca serão publicados no Brasil. Mas foi na Estante Virtual que eu tive a sorte de encontrar “The Last September”, de Elizabeth Bowen, numa edição graciosa da Penguin (a R$ 5!).

Logo que comecei a ler o livro, fui ficando com a impressão de que estava tendo acesso a um irmão menos famoso de “To The Lighthouse” (“Ao Farol, na edição em português), da Virginia Woolf. Bowen é irlandesa, mas escreve de maneira muito inglesa. As descrições são geniais, sejam de uma sala ou de sobrancelhas. Os diálogos, tão casuais, buscam desdenhar a possibilidade de terror que ronda a casa.

As “Irish country houses”, essas mansões no interior da Irlanda, habitadas secularmente pela aristocracia anglo-irlandesa, foram em grande parte atacadas e destruídas pelo Irish Republican Army (IRA) durante a Guerra de Independência da Irlanda (entre 1919 e 1921).

Portanto todos os questionamentos existenciais de Lois (Quem ser? Como ser?), e as ações e expectativas de outros personagens com relação à vida naqueles dias aprazíveis em Danielstown, estão acontecendo no último instante de uma era.

O final é um pouco decepcionante, há um excessivo distanciamento por parte da autora com relação à história (a ponto de parecer um livro de História), mas é possível compreender a violência com a qual Elizabeth Bowen não quis trabalhar. Especialmente por ter sido alguém que (sobre)viveu àquilo tudo.

*****

Enzo Potel é poeta, autor de “Conto de Facas” e “Cura”. Ele enviou para o blog uma proposta: escrever pequenas pílulas de livros encontrados na Estante Virtual por um bom preço e que valem a pena serem descobertos. Este é seu último texto publicado pelo blog. Para ver outros achados, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s