Canadá, Colaboração, Ensaio, Notas de leitura

Achados da Estante Virtual – “Negociando com os Mortos”

Por Enzo Potel

negociandoEm algum momento do ano passado, estive procurando resenhas de obras da Margaret Atwood, de quem até então nada havia lido, e descobri “Negociando com os Mortos” (Rocco), um livro espetacular sobre a escrita de ficção.

A vida de Atwood é apenas uma discreta moldura com a qual ela vai questionando sua condição de leitora e de escritora. Sabe o solo traiçoeiro em que está pisando: sugere e pergunta muito mais do que afirma. Quando afirma, constrói comparações muito palpáveis. Tudo isso entrelaçado com inúmeros comentários sobre outros autores e obras.
São seis capítulos, seis perspectivas, e aquele em que Atwood fala sobre o escritor e sua condição social é o que mais me marcou. Eis um momento:

“Ainda assim, vamos supor que as palavras que o escritor escreve não existam em um jardim cercado de muros a que chamamos de ‘literatura’, mas realmente extravasem para o mundo e produzam efeitos e consequências. Então será que não deveríamos começar a falar sobre ética e responsabilidades e outros assuntos igualmente cansativos que o sacerdote da imaginação arrogou ser seu direito desconsiderar?”

É o que escreve a escritora, depois de questionar a moral daqueles que fizeram justamente o caminho contrário: ganharam dinheiro denunciando as misérias de sua sociedade.

*****

Enzo Potel é poeta, autor de “Conto de Facas” e “Cura”. Ele enviou para o blog uma proposta: escrever pequenas pílulas de livros encontrados na Estante Virtual por um bom preço e que valem a pena serem descobertos. Seus textos são publicados regularmente no blog.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s