Por Enzo Potel
Uma mulher com 50 anos de idade deixa seus poemas em uma pequena editora (para a publicação do que poderia ser seu primeiro livro) e é assassinada pelo marido quando volta para casa, que se suicida em seguida.
Com essa gigantesca incapacidade de saber o que aconteceu e quem era aquela isolada mulher comum de poemas geniais, Carol Shields cria quatro personagens distantes que sabem muito pouco, ou nada, sobre Mary Swann – e nisso está toda a graça de “Swann” (Record).
Quando Shields sobrevoa o cotidiano desses quatro personagens, o livro caminha com dificuldade, mas quando cai na relação deles com a poesia da Swann ou o que eles estão conseguindo descobrir sobre a vida da poeta, o leitor encontra passagens de um encanto e de uma modéstia tão intrigante que meses depois de ler o livro você continua vibrando com a personagem.
Achei estranha a crítica de uma moça chamada Sarah lá no Goodreads: “And, as much as I did love the poems, I was very aware of the fact that Shields’ had written them, herself, and had then created characters to endlessly praise them! -It’s weird, am I right? It’s a little weird”.
Essa crítica não é válida. A Shields poderia não ter colocado qualquer poema dentro livro: o que nos importa é que os poemas estão sendo considerados geniais, é por causa disso que a história acontece.
Aliás, eu considero os poemas ruins e isso me gera até outra camada de leitura: ver como a sociedade pira por causa de palavras. O que a Shields deveria ter feito, contratado alguém para escrever os poemas? Ela não é a pessoa mais indicada para dar poemas à Mary Swann? Sejam os poemas feitos especialmente para o livro, ou uma produção anterior com mais de dez, 20 anos, não importa. O livro funciona.
*****
Enzo Potel é poeta, autor de “Conto de Facas” e “Cura”. Ele enviou para o blog uma proposta: escrever pequenas pílulas de livros encontrados na Estante Virtual por um bom preço e que valem a pena serem descobertos. Seus textos serão publicados regularmente aqui no blog.
Pois começaste muito bem. Vai em frente com muitos capítulos. Gostei de saber.
Grande abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa