Colaboração, Estados Unidos, Ficção, Notas de leitura

Achados da Estante Virtual – “Seus Olhos Viam Deus”

O poeta Enzo Potel (“Conto de Facas”, “Cura”) enviou para o blog uma proposta: escrever pequenas pílulas de livros encontrados na Estante Virtual por um bom preço e que valem a pena serem descobertos.

Potel irá escrever quinzenalmente, e sua estreia trata do livro “Seus Olhos Viam Deus”, romance da antropóloga americana Zora Neale Hurston (1891-1960), publicado em 1937 e fora de catálogo no Brasil. Ela é considerada uma das autoras mais importantes da literatura afro-americana do século 20.

*****

Por Enzo Potel

exibe_thumb.aspEu estava farejando esse livro havia anos, então, quando apareceram três exemplares novos na Estante Virtual por R$ 8,90, comprei o meu desesperadamente. Essa edição de 2002 da Record vem com um prefácio e um posfácio interessantes, que fazem você ter uma dimensão do que significou “Their Eyes Were Watching God” (1937) no momento em que foi publicado, e posteriormente rejeitado, e mais posteriormente ainda requalificado pelo olhar de uma nova época – com Alice Walker se embrenhando no meio do mato para botar uma lápide onde estava enterrado o corpo da Zora.

Eu não posso dizer que o forte deste livro são as descrições, que você é capaz de quase tocar nos personagens ou transitar pelos locais onde a narrativa transcorre. Nem que a narrativa (a vida de uma mulher ao longo de três maridos) é genialmente concebida. Mas a protagonista tem uma voz, umas sacadas poéticas e existenciais muito singulares que vão te encaixando. Quando a história começa a falar mais alto e as páginas a fazer barulho, eu estava quase abandonando o livro na metade até que felizmente a Janie conheceu seu terceiro marido, o Tea Cake, que é um cara muito doido e legal. “O amor é que nem o oceano. É uma coisa que se move, mas mesmo assim toma a forma da praia que encontra, e é diferente em toda praia”. Da metade em diante o livro passou voando e me deixou interessado em ler mais coisas da Zora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s