Arquivos, Ensaio, Estados Unidos, Não ficção

Dos arquivos: Janet Malcolm investiga a ética jornalística

80175_ggA história parece absurda, mas é real, e o livro que a relata poderia facilmente substituir uns dois anos de faculdade de jornalismo – quiça o curso inteiro. “O Jornalista e o Assassino”, de Janet Malcolm, é um misto de reportagem e ensaio, para discutir ética jornalística e métodos de apuração. Ouro puro.

Eis os fatos. Um assassino condenado por matar sua família resolve contar sua história a um jornalista, que vai escrever um livro sobre o caso. Após a publicação do livro, o criminoso processa o autor por ter contado sua história.

A partir dessa premissa, Malcolm abre a discussão. Ela investiga como o jornalista Joe McGinniss, autor do livro, obteve algumas informações, qual a relação com Jeffrey MacDonald, o assassino, como foram feitas as entrevistas. Ela teve acesso aos arquivos do caso e a provas. Leu as cartas que McGinniss escreveu a MacDonald, entrevistou testemunhas. Enfim, fez um trabalho de repórter mais do que competente.

Com isso, reuniu dados consideráveis para questionar os métodos de MacDonald e levar à mesa ética e liberdade de imprensa. Poucas obras que têm o jornalismo como base conseguiram ser tão profundas como esta. Em pouco mais de 170 páginas, em formato de bolso (o livro faz parte da coleção Jornalismo Literário de bolso), ela condensou o trabalho jornalístico com raro vigor.

A história é boa por si só, mas ganha sabores especiais com a visão que Malcolm dá ao assunto e aos temas periféricos. Deveria ser leitura obrigatória nas faculdades e para quem se interessa pelo tema, jornalista ou não.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s