Chamo o táxi e, por conta das sacolas, fico no banco de trás. Após informar o destino, observo as costas do banco do passageiro e vejo um bolsão com o adesivo: Bibliotáxi.
Leio e fico sabendo da parceria entre a Saraiva e o Easy Táxi, aplicativo para chamar carros. A livraria, em comemoração aos seus 100 anos, colocou à disposição dos motoristas mais de 80 mil livros, que pegam os títulos nas unidades físicas dos aplicativos nas cidades e colocam nos bolsões para os passageiros.
Os livros podem ser levados, mas a campanha sugere que o passageiro devolva o título em um outro táxi. Para ampliar o alcance, o passageiro pode levar também títulos da sua biblioteca, como forma de circular a leitura.
Entre os títulos liberados pela Saraiva, estão “Fantasma Sai de Cena” (Philip Roth), “A Culpa é das Estrelas” (John Green), “O Menino Maluquinho” (Ziraldo) e “Carmem” (Ruy Castro), uma mistura interessante de alta literatura com autores populares.
No trajeto até minha casa, converso com o motorista sobre a campanha. Ele já tinha colocado mais de cinco livros para os passageiros, mas nada de devolução.
Sou usuário em BH do Way Táxi, mas vou usar o Easy para entrar na campanha. As cidades que participam do Bibliotáxi estão neste link.