Comentário, Itália, Não ficção

Leitura em andamento – “Zero Zero Zero”

32bc5188c12d498080c92c0a21dd71d9Ele é o autor de “Gomorra”, o livro que revelou os intestinos da máfia napolitana, a Camorra. Agora, Roberto Saviano investiga a cocaína e seu reino mundial em “Zero Zero Zero”, que é como os traficantes chamam a droga mais pura e de melhor qualidade.

Hoje, o jornalista italiano vive escondido após ser ameaçado de morte pela máfia. O contato com policiais e investigadores o ajudou a escrever este livro. A dedicatória é comovente: “Dedico este livro a todos os carabinieri da minha escolta. Às 38 mil horas vividas juntos. E àquelas que ainda viveremos. Onde quer que seja”.

Em breve, escrevo sobre o livro, um dos grandes lançamentos de não ficção do ano.

*****

“Percebi que o pó era o eito em torno do qual tudo girava. A ferida tinha somente um nome. Cocaína. O mapa do mundo era traçado, sim, pelo petróleo, aquele que é preto, do que estamos acostumados a falar, mas também pelo petróleo branco, como é chamado pelos chefões nigerianos. O mapa do mundo é construído em cima do combustível, o dos motores e o dos corpos. O combustível dos motores é o petróleo, o dos corpos é a cocaína.”

“O México é a origem de tudo. O mundo em que ora respiramos é China, é Índia, mas também é México. Quem não conhece o México não pode entender como funciona hoje a riqueza deste planeta. Quem ignora o México nunca compreenderá o destino das democracias transfiguradas pelos fluxos do narcotráfico. Quem ignora o México não encontra o caminho que reconhece o cheiro do dinheiro, não sabe como o cheiro do dinheiro criminoso pode se tornar um cheiro vencedor que pouco tem a ver com o fedor da morte, miséria, barbárie, corrupção.”

Anúncios

1 thought on “Leitura em andamento – “Zero Zero Zero””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s