Canadá, Comentário, Ficção

A leitura de uma Nobel

Não me entusiasmo normalmente pelas nomeações do Nobel de Literatura. Dificilmente saiu à procura de algum autor desconhecido para mim após a premiação. Há os que vencem e que já foram lidos, como Mario Vargas Llosa e Jean-Marie Gustave Le Clézio. Talvez eu leia um dia Doris Lessing, por conta de um texto antigo de Elio Gaspari, do qual não me lembro muito, apenas dos elogios feitos a um livro dela que acabara de ser traduzido.

Mas confesso que Alice Munro ficou me martelando desde o anúncio de sua vitória em 2013. Primeira contista a vencer o Nobel, a canadense, como sempre, dividiu a crítica.

imagemNamorei muito a Alice. Até que surgiu uma promoção na loja do Kobo: R$ 9,90 por “O Amor de uma Boa Mulher” (Companhia das Letras).

Os contos desse título tratam da mulher, que pode estar na década de 50 ou nos dias atuais. Todas as narrativas levam a mulher no corpo principal da trilha, para discutir questões pertinentes como casamento, sexo, aborto, preconceito.

A vida social das mulheres de Alice Munro é o eixo das histórias, fazendo com que as personagens girem ao redor para resolver seus dilemas. O que nem sempre conseguem. Essas mulheres têm que conviver com o que a vida as oferece, sem mistérios e soluções de fadas.

Os contos são relativamente longos – os oito contos ocupam na versão impressa 376 páginas. E trazem uma autora precisa nos seus comentários, com uma densidade narrativa que conduz o leitor ao universo das páginas com vigor.

“Antes da Mudança”, “O Sonho de Mamãe” e “As Crianças Ficam” emergem com força do conjunto, em que moral e marginalidade dialogam com certa fluência.

Alice Munro assim se revelou para este leitor uma autora a ser explorada.

Anúncios

3 thoughts on “A leitura de uma Nobel”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s