Colômbia, Entrevistas, Ficção, Listas, Não ficção

Um feriado com Gabo

Como toda véspera de feriado, o blog preparou uma lista de livros como sugestão de leitura. Desta vez, a seleção homenageia Gabriel García Márquez (1927-2014).

Os livros podem ser percorridos nos quatro dias. Por isso, clássicos como “Cem Anos de Solidão” e “Amor nos Tempos do Cólera” ficam de fora. São livros que têm espaço cativo entre os favoritos de Gabo.

Bom feriado a todos. Semana que vem, tem entrevista com Cristovão Tezza, que fala do seu novo livro, “O Professor”

3698047_orig“Crônica de uma morte anunciada”
“No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30 da manhã para esperar o navio em que chegava o bispo.” Assim começa a narrativa e basta para entender o que Gabo propõe. Partindo da premissa de Alfred Hitchcock – não importa saber quem cometeu o crime, mas sim como se chegou ao crime -, o livro conta a história que antecede a morte de Nasar. Para ler numa noite só

“Cheiro de Goiaba”
Gabo conversa com Plinio Apuyelo Mendoza, amigo de juventude, e fala de literatura, política, mulheres, fama. Conta como é seu processo de trabalho e como chegou aos seus livros. Uma deliciosa transcrição desse bate-papo permite ao leitor conhecer um pouco o escritor colombiano.

“Ninguém Escreve ao Coronel”
Segundo romance de Gabo, escrito em 1957. É uma fábula latino-americana, em que um velho coronel vive num vilarejo hostil e isolado, esquecido. Recebe apenas seu pagamento de aposentadoria.

“Relato de um Náufrago”
Espécie de não ficção, é a história verdadeira de um rapaz que disse ter estado à deriva no mar por dez dias. Reportagem escrita em série para o jornal “El Espectador” em 1955. Brilhante na concisão e na desenvoltura da narrativa.

“A Revoada”
A estreia de Gabo e de Macondo em sua literatura. Mesmo sem a força do seu trabalho maduro, o livro já mostra o talento do escritor em criar universos e fantasiar com a realidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s