Comentário, Não ficção, Polônia, Relatos de viagem

Um relato da Angola

201310291343_angolaRyszard Kapuscinski é um exímio contador de histórias. O jornalista polonês (1932-2007) conheceu profundamente a África e suas guerras civis, boa parte relatada em seus livros.

É histórica a forma como ele contou, em “O Imperador” (Companhia das Letras), a queda e a vida pós Hailé Selassié na Etiópia, baseado em depoimentos de testemunhas e dos empregados do palácio do imperador.

Em “Mais Um Dia de Vida” (Tinta-da-China, edição portuguesa, sem lançamento no Brasil), Kapuscinski estreia como autor de livros de reportagem para captar um momento delicado na Angola.

Em 1975, Portugal estava a sair do país africano, o que abria uma brecha de governo e estimulava a briga de tribos e facções pelo controle de Angola.

Kapuscinski narra exatamente o período dos meses que anteciparam a liberação da colônia. O livro foi publicado pela Tinta-da-China em sua coleção de relatos de viagem – aliás, um dos melhores catálogos do gênero.

O jornalista passeia por uma desolada Luanda, uma cidade fantasma à espera da tomada por guerrilheiros. Cruza o país para e encontra com postos avançados de combate, escapa da morte enquanto entrega um retrato vívido do país em pleno colapso.

O primeiro livro de Kapuscinski já escancarava um repórter que não tinha receio de correr atrás da informação. Ainda que a lenda conte que ele transformava algumas declarações – ou, como Gabriel García Márquez preferia dizer, “colorir”, em história contada no prefácio do livro -, sua atuação e destreza o conferiram lugar de destaque no jornalismo do século 20.

*****

Sinapses de Kapuscinski (todos Companhia das Letras)

  • “Ébano – Minha Vida na África”
  • “A Guerra do Futebol”
  • “O Xá dos Xás”
Anúncios

2 thoughts on “Um relato da Angola”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s