Brasil, Entrevistas, Esporte, Ficção, Inglaterra, Não ficção, Notas de leitura

Notas de leitura

recados da bola“Recados da Bola” (CosacNaify), org. de Jorge Vasconcellos
O livro é uma pequena obra-prima. Lançado em 2010, reúne depoimentos de 12 craques brasileiros colhidos para um especial da BBC sobre os 100 anos do futebol no Brasil (1894-1994).

Jorge Vasconcellos e Claudiney Ferreira entrevistaram Barbosa, Domingos da Guia, Jair Rosa Pinto, Zizinho, Ademir Menezes, Djalma Santos, Bellini, Nilton Santos, Zito, Didi, Rivellino e Sócrates. Falam da carreira e da seleção – alguns avançam para a política e bastidores, caso de Djalma Santos e Sócrates.

A edição tem apresentação de Luis Fernando Veríssimo e uma seleção de imagens que a transformam em um raro documento.

41NnDTatS6L._AA258_PIkin4,BottomRight,-44,22_AA280_SH20_OU32_“Férias de Natal” (Globo Livros, em e-book), de W. Somerset Maugham
O autor de “Servidão Humana” e “O Fio da Navalha” (ambos Globo) envereda por Paris para contar a história de Charles Mason, nascido na 1ª Guerra Mundial e, então com 23 anos, resolve viajar nos feriados de fim de ano para aproveitar a vida.

Vindo de família rica, bem estudado, Charles vai a Paris para encontrar um antigo amigo, Simon. Vai conhecer uma prostituta, Lidia, com quem se simpatiza e a leva para seu hotel. Lidia é a mulher de um criminoso condenado e que está na cadeia, ela também, de origem russa, herdeira da Revolução Russa que perdeu tudo em 1917.

Maugham explora não somente a relação amorosa de Lidia e a platônica de Charles, mas busca entender aquele momento da história, quando dá voz a Simon, um jornalista desiludido com o rumo dos acontecimentos.

9788501095824.225x225-75“O Operador” (Record, em e-book), de Lucas Figueiredo
Entrevistei o autor para falar de “Morcegos Negros” e fiquei interessado em continuar a ler seu trabalho investigativo. Neste livro, o jornalista trata das origens do mensalão – em Minas, na campanha de 1998 -, do surgimento de Marcos Valério e do escândalo que abalou o PT em 2005.

A maior parte do livro é dedicada ao mensalão do PT, que foi revelado após entrevista de Roberto Jefferson. Figueiredo reconstrói os passos iniciais até chegar às CPIs que dominaram aquele ano.

Descreve como foi a ascensão de Marcos Valério, seus esquemas e relações. Tudo num ritmo vertiginoso, enriquecido com personagens que beiram a ficção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s