Argentina, Chile, Estados Unidos, Ficção, HQ, Inglaterra, Listas, Não ficção, Policial/Suspense, República Dominicana

Uma lista para o Carnaval

Não gosta de Carnaval? Ou pretende ter um feriado tranquilo?

O blog preparou uma lista com indicações de leituras para o período, leituras possíveis de serem completadas em quatro dias.

*****

Jeff“Jeff em Veneza, Morte em Varanasi” (Intrínseca), de Geoff Dyer. O autor inglês, mais conhecidos por seus ensaios, faz aqui um passeio pela ficção. Um jornalista vai a Veneza cobrir a abertura da Bienal e encontra com uma mulher que vai modificar sua rotina na cidade. Depois, ele vai à Índia, onde essa transformação vai completar seu ritmo. Muito bem escrito, bem humorado, com o traço elegante dos ensaios, o livro é daqueles que costumam vencer o sono à noite. Dyer é autor de “Todo Aquele Jazz” e “Ioga Para Quem Não Está Nem AÍ” (ambos Companhia das Letras), também recomendados.

luta“A Luta” (Companhia das Letras), de Norman Mailer. Sugestão de não ficção. É uma reportagem clássica de Mailer, que acompanhou a preparação de Muhammad Ali para enfrentar George Foreman no Zaire, em 1974. Mais do que um livro sobre boxe, é um estudo sobre tensões raciais e políticas e sobre o homem – especialmente Ali. Sempre com o texto preciso e fluente de Mailer. Recentemente, a editora lançou a versão de bolso – é a da foto.

raylan“Raylan” (Companhia das Letras), de Elmore Leonard. O personagem Raylan Givens foi a inspiração para a série “Justified”. São três histórias de investigação conectadas pelo mesmo personagem. Leonard mantém suas marcas: diálogos rápidos, um personagem sarcástico, suspense que não precisa de reviravoltas para ser resolvido. Um romance policial maiúsculo.

É-Assim-Que-Você-A-Perde-Junot-Díaz

“É Assim Que Você A Perde” (Record), de Junot Díaz. O dominicano radicado nos Estados Unidos é o autor dos estupendos “Afogado” e “A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao” (ambos Record), também recomendados. Aqui, ele conta as histórias de amor de Yunior e suas conquistas, mas também suas traições, o que torna sua vida guiada pela obsessão. Díaz tem uma prosa crua, vigorosa, que prende o leitor às páginas. Foi um dos grandes livros que li no ano passado.

capote“Bonequinha de Luxo” (Companhia das Letras), de Truman Capote. Talvez você já tenha assistido ao filme com Audrey Hepburn e sabe que o livro foi amansado para a versão cinematográfico. Então, nada melhor do que ler o original. Capote mergulha na Nova York e nos seus personagens do final dos anos 50. Divertida, a novela reforça a escrita elegante de Capote e o seu bem trabalhado novelo de tramas.

*****

O blog também escolheu livros para passar o Carnaval. São estes:

  • “A Última Névoa” (Cosac), de María Luisa Bombal. Encontrei por acaso esse livro, nunca tinha ouvido falar da autora chilena. Comprei quando li a orelha assinada por Jorge Luís Borges: “Livro de triste magia, deliberadamente suranée, de oculta organização eficaz, que nossa América não esquecerá”.
  • “Os Lemmings e Outros” (Rocco), de Fabián Casas. Livro de memórias do escritor argentino, lançado pela coleção Otra Língua
  • “Cicatrizes” (Leya), de David Small. Romance gráfico de um dos maiores ilustradores da atualidade

Escrevo sobre estes ao final da leitura.

Bom feriado a todos.

Anúncios

1 thought on “Uma lista para o Carnaval”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s