Crônica

Uma ladeira na livraria

Impulsionado sobre o post das Livrarias de Rua de Belo Horizonte, lembrei de um texto do antigo blog.

Em 2007, escrevi sobre a loja da Livraria Cultura inaugurada no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, em São Paulo.

Na época, não havia gostado. Hoje, gosto menos ainda. Quase sete anos depois, o lugar é um horror para comprar livros. Pode ser bonita, mas não dá para folhear, escolher, ler trechos. É confuso, barulhento, cheio, como uma estação de trem/metrô/ônibus em horário de pico.

Para você sentar no café, precisa armar um esquema de guerrilha. Claro, modernosos marcam presença como se fosse um ponto turístico, rodeando estantes, conversando nas ladeiras ou estirados nas almofadas.

Quer comprar livro e tem que ser na Cultura? Há opções muito melhores que a da Paulista.

Abaixo, o texto publicado no antigo blog.

*****

Entre café, livros e uma ladeira

Não gostei da loja da Livraria Cultura no Conjunto Nacional. Já fui umas cinco vezes e em todas me senti desconfortável. O espaço foi inaugurado com pompa, governador presente, a imprensa falou e festejou, mas não dá para escolher livros numa ladeira.

A loja em nenhum momento é aconchegante. Aquelas almofadas na entrada só disfarçam. As estantes de ficção estão numa posição impensável, você tem que se equilibrar nas pernas para olhar as lombadas.

A distribuição é confusa, de difícil orientação. Com a multidão de frequentadores, criou-se uma desordem visual que não favorece a pesquisa, o folhear, o olhar nas estantes.

Claro que a loja anterior não dava mais, só que a nova apenas mudou o espaço – fisicamente, ainda é impossível frequentar a livraria como deveria ser. Nem o canto de CDs e DVDs alivia.

As lojas do Villa-Lobos e do Market Place são infinitamente superiores. São até silenciosas, mesmo quando lotadas – a da Paulista é uma metralhadora de barulhos.

Mas lógico que houve o hype, o café bombou, a novidade pegou e a loja virou queridinha. Talvez livro seja o que menos importe lá dentro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s