Brasil, Crônica, Gastronomia, Poesia

Um jantar que terminou com Adélia Prado

O carpaccio chega à mesa quase transparente. As finas fatias de namorado abrem o apetite, sugestão do chef, que veio conversar com a gente graças à comensal que me acompanhava, ela uma habituée do meio gastronômico de Belo Horizonte.

O começo auspicioso indicava que o jantar seria emblemático, mas não mostrava que a noite poderia terminar de forma lúdica.

Para o prato principal, eu permaneci na sugestão do chef, que me indicou o polvo grelhado – como resistir? Ela optou pelo nhoque de mandioquinha com queijo de cabra.

O chef sempre nos visitava, para papear e perguntar do serviço. Fomos paparicados, e isso faz a diferença num restaurante.

Os pratos estavam irrepreensíveis, e isso é o suficiente para descrevê-los.

Na hora da sobremesa, a única decepção da noite – meia decepção, pois o crédito era altíssimo a essa hora. A musse de chocolate, famosa e muito fotogênica tempos atrás, não estava no cardápio. As opções foram cheesecake com frutas vermelhas e uma cestinha com mascarpone e doce de leite argentino – não, não era Havana.

Pagamos a conta e fomos embora acompanhados pelo chef. O Ficus é obra posterior ao Aurora, restaurante do chef Mauro Bernardes que marcou época em Belo Horizonte anos atrás.

Ficamos conversando um bom tempo debaixo do ficus que orna a entrada da casa. E lá ele nos contou que Aurora foi inspiração de um poema de Adélia Prado. O chef recitou na hora os poucos versos que abriram sua veia gastronômica.

Singelamente, a noite terminou.

O poema de Adélia Prado se chama “Impressionista”. Foi lançado no seu primeiro livro de poemas, “Bagagem” (Record), em 1978. Estes são seus seis versos:

“Uma ocasião,
meu pai pintou a casa toda
de alaranjado brilhante.
Por muito tempo moramos numa casa,
como ele mesmo dizia,
constantemente amanhecendo.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s