Comentário, Crônicas, Ficção, Japão

Um país do século 10 transportado para a cabeceira

“Da primavera, o amanhecer. É quando palmo a palmo vão se definindo as esmaecidas linhas das montanhas e no céu arroxeado tremulam delicadas nuvens.”

O-livro-do-travesseiroAssim começa “O Livro do Travesseiro” (Editora 34), obra escrita no final do século 10 e início do 11, pela japonesa Sei Shônagon, dama da corte a serviço da imperatriz, em Quioto.

Comecei sua leitura depois de deixá-lo alguns meses adormecido, como se pedindo licença para entrar em casa.

Traduzido direto do japonês por um grupo de professoras da USP, um trabalho que durou 11 anos, o livro é algo precioso. Não só por seu valor histórico, pois o conteúdo revela cenas do cotidiano da época, dos costumes e da tradição cultural, mas por trazer um trabalho artesão, preciso, com fortuna crítica que ajuda a compreender não só o livro, mas também a história do Japão. Há cronologia de fatos históricos e literários, glossários sobre fauna, flora, arquitetura, vestuário, calendário e toda a divisão social do Japão da época.

Lançado no primeiro semestre, talvez seja um dos grandes títulos traduzidos neste ano no Brasil.

O livro é composto por 298 textos, além de uma seleção que não consta de todos os volumes editados da obra. Os textos variam de tema e tamanho, podem ser apenas duas linhas como se esparramarem por três páginas. Não chegam a ser aforismos, funcionam mais como instantâneos da vida no palácio. A dama relata fenômenos da natureza, as relações sociais e as interações na corte. Tudo envolvo num tom delicado.

O texto é suave, como um convite ao relaxamento e à introspecção.

Será consumido aos poucos, sem pressa, pois assim sua leitura pede. “O Livro do Travesseiro” é daqueles que devem nos acompanhar por um longo tempo ao lado da cama.

“Coisas que são iguais embora soem diferentes. A fala do religioso. A fala do homem, a fala da mulher. Na fala dos medíocres sempre sobram palavras. O comedimento, sim, soa elegante”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s