Comentário, Ficção, Inglaterra

Memória fiel

alta-fidelidadeEm 1998, comprei meu primeiro livro do Nick Hornby, o primeiro dele traduzido para o português. “Alta Fidelidade” fora lançado pela Rocco, com aquele padrão gráfico de capa que durou três livros.

Hornby não era conhecido no Brasil – “AF” era de 1995 -, mas já havia feito certo estrago no exterior. Logo em seguida, vieram “Um Grande Garoto” e “Febre de Bola”, dois anos depois. Os três primeiros formam a espinha dorsal da obra do escritor – cultura pop, futebol, relacionamentos desastrosos e adultos que teimam em não envelhecer.

Nada do que ele escreveu depois superou esse trio. Li todos os seus livros e talvez só “Como Ser Legal” se aproxime da sua melhor produção. Não que os outros livros sejam ruins (“Uma Longa Queda”, “Slam”, “Juliet, Nua e Crua”), mas são variações do mesmo tema, apesar de serem leituras prazerosas.

E este é um mérito de Hornby. Sua prosa corre fácil, ele consegue traduzir o homem moderno, ainda que preso a alguns estereótipos. Seus livros nunca se tornam enfadonhos, pelo contrário, sempre rendem boas noites adentro.

Sua obra de não ficção se sustenta melhor ao longo da carreira. “31 Canções” e “Frenesi Polissilábico” tratam de músicas e livros como patrimônio pessoal, e Hornby mostra sua eloquência.

Nick-Hornby-812x1024

Leio que a Companhia das Letras vai relançar a obra de Hornby. “Alta Fidelidade” e “Febre de Bola” foram os dois primeiros, com novas traduções. Olho para os meus exemplares já velhinhos, com aquelas capas da Rocco, e decido mantê-los, nada de atualizar a biblioteca.

Há sim uma certa memória afetiva com aqueles livros, e fica difícil se desfazer desses carinhos. Ou da lembrança de ter lido Hornby lá atrás, da descoberta de um autor que traduzia uma era para quem ainda não tinha chegado aos 30. Trocá-los por uma nova edição me pareceu uma traição.

Talvez ainda permaneça nos meus recantos um pouco do Rob Fleming.

Anúncios

1 thought on “Memória fiel”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s